Site icon Rádio Boa Nova

Portugal está numa “fase crítica” da pandemia

No dia em que Portugal atingiu um novo máximo de casos de Covid-19 em 24 horas – 3.960 infetados- e 24 mortes, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, referiu em conferência de imprensa que o país está “numa fase crítica da pandemia e os portugueses sem exceção compreenderão”.

António Lacerda Sales considerou hoje que “se aos cidadãos é exigido o reforço da responsabilidade individual na defesa do nosso bem-estar coletivo, ao Ministério da Saúde é exigido que continue a tomar decisões como tem feito desde o início deste processo difícil, complexo e desafiante”. O governante informou que o Plano Outono/Inverno está a ser consolidado “até ao final da semana” e está já a ser “aplicado no terreno ao nível regional e local”.

Destacando que “estar a estudar não é esconder” e “estar a trabalhar não é ignorar”, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde falou dos testes rápidos de antigénio que “farão, a partir do dia 9 de novembro parte da resposta à pandemia em situações definidas e já explicadas”. Neste momento, “estão a ser ultimados os procedimentos para a sua operacionalização e para a efetiva utilização de testes no SNS”. O Governo demonstrou interesse em “um milhão de testes”.

Na conferência de imprensa desta quarta-feira também marcou presença o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida.

Exit mobile version