Site icon Rádio Boa Nova

Portugal entra em estado de calamidade no dia 1 de dezembro. Máscara obrigatória nos espaços fechados

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje “estamos francamente melhor do que estávamos há um ano atrás” – o que se deve à vacinação, mas que o país está a assistir ao agravamento da situação pandémica com “evolução negativa” nos internamentos e número de óbitos,

Numa comunicação, após o Conselho de Ministros que reuniu esta quinta-feira, para decidir novas medidas para travar a evolução da pandemia de Covid-19,António Costa defendeu que “sempre que possível, devemos fazer autotestes”, nomeadamente antes de nos juntarmos com as famílias na época natalícia. “Sempre que possível, o teletrabalho é recomendado”.

Para além destas recomendações gerais, o nível de alerta foi elevado para calamidade a partir do dia 1 de dezembro. “As máscaras passam a ser obrigatórias em todos os espaços fechados que não sejam excecionados pela DGS”.

O certificado digital passa a ser obrigatório nos restaurantes, alojamentos turísticos, eventos com lugares marcados e ginásios.

Os testes negativos são obrigatórios – mesmo para vacinados – para visitas a lares, visitas a pacientes internados, grandes eventos sem lugares marcados e recintos desportivos, assim como nas discotecas e bares. 

É obrigatório teste negativo para todos os voos que cheguem a Portugal, com “sanções fortemente agravadas” para as companhias de aviação. 

O teletrabalho passa a ser novamente recomendado. “Na semana seguinte à passagem do ano, entre os dias 2 e 9 de janeiro, teremos uma semana de contenção de contactos”, apontou Costa. Nesta semana, o teletrabalho vai ser obrigatório, os bares e discotecas encerradas e uma “alteração no calendário escolar” com o segundo período a começar em 10 de janeiro. 

Exit mobile version