Portugal continental, Madeira e grande parte dos Açores vão estar sob risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) hoje e durante o fim de semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A ilha Terceira, nos Açores, é a única região do país que escapa ao nível “muito elevado”, mantendo-se em risco elevado. Ainda assim, a tendência nos Açores aponta para o agravamento, com risco muito elevado no domingo em quase todas as ilhas, exceto as Flores, que se manterão em risco elevado.
O IPMA alerta para os perigos da exposição solar nestas condições, recomendando óculos com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar, guarda-sol e, acima de tudo, que se evite a exposição direta das crianças ao sol. Em casos de risco extremo, deve evitar-se ao máximo qualquer exposição.
A previsão meteorológica aponta ainda para subida de temperatura no continente, com céu geralmente pouco nublado e vento fraco. As máximas podem chegar aos 31 °C em Beja, enquanto as mínimas descem até aos 9 °C em Bragança.
Na Madeira, esperam-se aguaceiros fracos na vertente norte e terras altas, com temperaturas entre os 19 e os 25 °C no Funchal. Nos Açores, o tempo será mais nublado, com chuviscos e temperaturas entre os 16 e os 25 °C.
Com o verão a aproximar-se e o sol a ganhar força, o IPMA reforça os cuidados a ter com a exposição solar, essenciais para proteger a saúde da pele e dos olhos.
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital esperam-se temperaturas entre os 10ºC de mínima e os 24ºC de máxima. No sábado, a temperatura máxima vai chegar aos 27ºC, descendo no domingo para os 24ºC. Na próxima semana, as temperaturas vão continuar a subir, devendo ultrapassar os 30ºC.