Site icon Rádio Boa Nova

“Portugal é hoje o segundo país com melhores números da União Europeia”

Marta Temido fez, na abertura do debate sobre a renovação do Estado de Emergência, um balanço sobre as anteriores períodos de exceção (de 31 de janeiro a 14 de fevereiro e de 15 de fevereiro a 1 de março), destacando a melhoria dos dados epidemiológicos.

Na abertura do debate sobre o pedido de autorização de renovação do Estado de Emergência (o 14.º), a ministra da Saúde recordou que “Portugal é hoje o segundo país com melhores números da União Europeia” no que à pandemia de Covid-19 diz respeito.

Marta Temido começou por fazer um balanço sobre as anteriores Emergências (de 31 de janeiro a 14 de fevereiro e de 15 de fevereiro a 1 de março), destacando a melhoria dos dados epidemiológicos. Porém, “nem tudo correu bem e foi necessário o recurso ao regime sancionatório”, vincou.

Durante os dois períodos de Emergência referidos, foram aplicadas 6.319 coimas pelo incumprimento do dever geral de recolhimento e detidas 32 pessoas.

Nas palavras da governante, “vale sublinhar o cumprimento aos deveres gerais” que foram pedidos aos portugueses e, “se num período que se afigura longo, muitos se mostram cansados das medidas de combate à pandemia em termos de redução de contactos, muitos outros continuam a cumpri-las. E é em nome destes outros que vale a pena sublinhar o que é preciso continuar a fazer”.

Recorde-se que o Parlamento debate e vota, esta tarde, nova renovação do Estado de Emergência até 15 de abril, proposta pelo Presidente da República.

Exit mobile version