Site icon Rádio Boa Nova

Portugal com média diária de 10 óbitos por Covid-19. Casos vão ressurgir com chegada do outono

Portugal está com uma média diária de 10 óbitos por Covid-19 e entre 200 a 300 novos casos, números que representam “uma grande subestimação”, porque a maioria dos infetados já não reporta a situação, segundo o epidemiologista Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A poucos dias do arranque da campanha de vacinação sazonal de vacinação contra a covid-19 e a gripe (29 de setembro), Manuel Carmo Gomes, analisou a situação epidemiológica em Portugal do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19.

Segundo o epidemiologista, os casos notificados derivam das pessoas que são internadas e fazem o teste à covid-19 que dá positivo ou de pessoas que estão mais preocupadas com o seu estado de saúde e vão aos cuidados de saúde primários e fazem o teste.

Analisando a circulação do vírus no verão, Manuel Carmo Gomes, membro da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, disse que em junho e julho registou-se um número mínimo de casos diários, abaixo dos 180, tendo subido em agosto, chegando a atingir 600 a 650 casos por dia.

De acordo com Manuel Carmo Gomes é previsível que agora os casos venham a subir com a entrada do outono, porque as pessoas começam a estar mais tempo em recintos fechados não arejados, nomeadamente  nas escolas e no trabalho.

De acordo com o epidemiologista, os óbitos também estiveram sempre muito estáveis ao longo de todo o verão e variaram entre os três a seis óbitos por dia, tendo-se registado um mínimo em junho (uma média de três óbitos diariamente) e uma subida em agosto associada ao aumento de casos.

“Em finais de agosto, Portugal atingiu os 10 óbitos por dia e é aí que estamos neste momento”, com uma média de 10 mortes por dia.

Exit mobile version