A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, afirmou que, dos 1 600 milhões de euros aprovados no âmbito do Portugal 2020 para projetos empresariais, mais de 400 milhões dizem respeito ao interior.
“Temos cerca de 1 600 milhões de euros aprovados no Portugal 2020 para projetos empresariais, sendo que 30% são no interior, mais de 400 milhões de euros até este momento”, explicou Ana Abrunhosa.
Passados dois terços do atual quadro comunitário, a responsável da CCDRC sublinhou que já foram aprovados na região, até esta data, “tanto ou mais” do que o valor aprovado em todo o quadro comunitário anterior no que diz respeito ao apoio às empresas.
A ideia é perceber as dificuldades que as câmaras municipais enfrentam nestes territórios do interior para atrair investimento.
“O nosso objetivo é vir falar com eles [autarcas], perceber como é que podemos ajudar, conhecer as empresas, as suas dificuldades e os seus projetos de investimento. A ideia é conhecer melhor para depois, sendo a CCDRC um agente que trabalha com o Governo, ajudar a influenciar os instrumentos de política. É muito mais difícil ser empresário neste território do que em outros”, frisou.
Ana Abrunhosa sublinha que os autarcas hoje são atores de competitividade e, além de continuarem a garantir as infraestruturas para as suas populações, neste momento, a sua preocupação passa por tornar o território atrativo para as empresas e captar investimento.
“Esse é o grande objetivo de todos os autarcas. Nestes territórios, onde não há mercado como no litoral, esse esforço é muito maior”, sustentou.
Fonte: Jornal do Centro