Site icon Rádio Boa Nova

“Podemos avançar nas medidas de desconfinamento”. Saiba o que reabre dia 5 de abril

O primeiro-ministro assegurou, esta quinta-feira, depois da reunião do Conselho de Ministros, que “podemos avançar nas medidas de desconfinamento” e, para já, “o avanço será igual em todos os concelhos do país”. 

“A partir de segunda-feira, podemos passar à segunda fase de desconfinamento e há um conjunto de atividades que serão retomadas”, revelou António Costa.

Para dar este ‘passo’, o Governo teve em conta a “incidência, isto é, o número de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias”. E, de “9 a 30 de março, tivemos uma evolução positiva, tendo diminuído 118 casos por 100 mil habitantes. Claramente, mantemo-nos no quadrante verde da matriz”.

A outra variável a ter em conta, o indicador de transmissibilidade (Rt), “essa tem vindo a acelerar. Ao contrário da incidência, que se dirige na boa direção, o Rt dirige-se para o amarelo”. Porém, “a aplicação combinada destes dois critérios mantém-nos, de qualquer forma, no quadrante verde”.

Apesar das boas notícias, Costa deixou um alerta: “Devemos ter em atenção que, relativamente ao ritmo de transmissão, estamos a dirigir-nos para a zona amarela”.

19 concelhos com “especiais cautelas”

Neste momento, Portugal tem 19 concelhos acima do limiar de risco (120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes) e, segundo os especialistas, se situação se mantiver numa segunda avaliação, tanto os concelhos afetados como os “envolventes devem ser objeto de medidas particulares”. Carregal do Sal é um deles. Porém, para já, Portugal continua a desconfinar à mesma velocidade.

Na Páscoa, a ordem é para ter cautela

Nesta “época especial”, onde, como recordou o líder do Executivo, há “reuniões de família e de convívio”, os portugueses não devem esquecer que se mantém em vigor as medidas de proibição de circulação de concelhos. Devemos mesmo “evitar o convívio com outras pessoas; é absolutamente fundamental. O tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado”, asseverou António Costa.

O que reabre e é permitido na próxima segunda-feira, dia 5 de abril:

Recorde-se que para dia 19 de abril está marcada a abertura dos Ensinos Secundário e Superior, assim como dos cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos, todas as lojas e centros comerciais e restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados, entre outros.

Por fim, em 3 de maio, prevê-se que regressem todas as modalidades desportivas e os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação. Já os restaurantes, cafés e pastelarias poderão funcionar sem limite de horários (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas).

Veja ou reveja a comunicação de António Costa:

Exit mobile version