Site icon Rádio Boa Nova

Plano Municipal para a Igualdade cumprido com sucesso em Oliveira do Hospital

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se desenrolaram entre 18 e 24 de junho em Oliveira do Hospital, terminaram com uma mesa redonda…

… que teve como orador convidado, o psiquiatra João Redondo, coordenador da Unidade de Violência Familiar do Serviço de Psiquiatria do CHUC.

Este encontro, onde foi também exibido o documentário “Igual entre Iguais” com análise comentada pelo jornalista Paulo Leitão, foi o momento escolhido para apresentação do balanço da implementação do Plano Municipal para a Igualdade 2013/2015. A avaliação da sua implementação foi feita com recurso a uma entidade externa, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), enquanto instituição de ensino superior, que pela voz do seu presidente, Carlos Veiga, fez um balanço muito positivo da execução do Plano Municipal para a Igualdade (PMI).

Perante uma plateia constituída na sua maioria por jovens, a Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Serra alertou para a questão da violência no namoro e violência doméstica frisando que  “quem ama não agride” e desafiou os presentes a “aceitar o desafio de integrar este projeto”. Para além dos elementos da equipa do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”, a sessão teve a presença de técnicos e autarcas de várias entidades locais e regionais, parceiras na execução das ações.

João Redondo, orador convidado da sessão, destacou o trabalho desenvolvido em Oliveira do Hospital em torno da promoção da Igualdade de Género, sublinhando que “vocês têm tudo o precisam e têm gente que se quer juntar a vós”, apontando algumas áreas que devem merecer atenção na elaboração do próximo PMI com destaque para “os locais de trabalho”.

Ao longo de uma semana, Oliveira do Hospital comemorou o Dia Municipal para a Igualdade com várias iniciativas – exposições, fotografia de rua, debates e largada simbólica de balões – sob três conceitos: “Respeito. Tolerância. Proteção”.

Exit mobile version