Site icon Rádio Boa Nova

Plano de Sensibilização pretende “valorizar os resíduos sólidos urbanos” através da “redução, reciclagem e reutilização”

Foi apresentado, esta segunda-feira, o Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, promovido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, que decorre durante esta semana no concelho de Oliveira do Hospital.

Na apresentação do Plano, Mário Loureiro, presidente da Associação, começou por elogiar o Município oliveirense que “há cerca de dois anos, entregou toda a recolha do concelho à Associação”. Adiantou que a Associação avançou com uma candidatura que “foi a maior a nível nacional”, com um “investimento que ultrapassou os 20 Milhões de Euros, financiada pela POSEUR, que veio proporcionar a aquisição de uma série de equipamentos, desde viaturas novas, ecopontos, ilhas ecológicas e também esta fase de sensibilização”.

“Além da possibilidade da reutilização dos resíduos, nós precisamos de um melhor ambiente para o futuro. Precisamos de qualidade de vida, precisamos também de uma economia que realmente seja aquilo que hoje em dia se chama de economia circular, ou seja, o reaproveitamento dos resíduos é essencial”, afirmou Mário Loureiro, adiantando que “pelo segundo ano consecutivo, a Associação foi a maior entidade gestora de resíduos a crescer no âmbito da recolha seletiva a nível nacional”.

Por sua vez, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, referiu que “em termos de receita e despesa nos resíduos sólidos urbanos há um défice que ronda cerca de 100 mil Euros por ano”.

Na ocasião, parabenizou o Plano organizado pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão que “poderá fazer a diferença e criar uma consciência cívica, ecológica e ambiental”.

O autarca reforçou que o Município não paga a reciclagem, mas sim os depósitos em aterro, daí a importância de separar lixo. Adiantou ainda que “foram colocados, nos últimos tempos, 63 ecopontos e instaladas 16 ilhas ecológicas” na cidade e em algumas freguesias, num investimento de cerca de 500 mil Euros, apoiado pelo POSEUR. “Temos muito orgulho na cidade de Oliveira do Hospital, onde já não há ecopontos de superfície e isso também dá um ar de modernidade”, concluiu.

Presente na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense e vereador do Ambiente, enalteceu o objetivo do Plano de Sensibilização que pretende “valorizar os resíduos sólidos urbanos” através da “redução, reciclagem e reutilização”.

“Aquilo que queremos é menos resíduos em aterro que custam dinheiro aos contribuintes e aos Municípios. Queremos valorizar os resíduos, tornando-os mais úteis no seu tempo de vida, reduzindo os custos para o ambiente, para a sociedade, para os cidadãos, para as entidades gestoras e também para os Municípios”, disse.

O vice-presidente adiantou ainda que esta “campanha de sensibilização será acompanhada pela entrega de um grande volume de mini ecopontos domésticos”, de forma a “promover a separação do lixo em casa”.

“Estaremos a cuidar do ambiente, a defender a biodiversidade e a garantir o futuro das nossas comunidades. Estamos a falar do que é fundamental para a vida de todos nós: sustentabilidade”.


Por estes dias, está a circular uma exposição itinerante – Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão- aberta ao público e que teve a sua primeira paragem, ontem, no Largo Ribeiro do Amaral. Com um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, vídeos, apresentações e jogos interativos, esta exposição – num camião itinerante que percorrerá várias freguesias do concelho – visa sensibilizar a população para a importância da Economia Circular e do papel de cada um na separação dos resíduos para reciclagem.

A visita à exposição itinerante é acompanhada por dois agentes de sensibilização, que abordam a problemática da gestão dos resíduos urbanos e reforçam a importância de fazer a separação dos resíduos de embalagem, para que possam ser reciclados e transformados em matéria-prima para novos produtos. No local, os agentes garantem ainda o cumprimento de todas as regras aplicáveis de distanciamento social e medidas de higiene. “Não deixe para amanhã o que pode reciclar hoje”.

Exit mobile version