Site icon Rádio Boa Nova

Planalto Beirão comemora Dia do Ambiente com a inauguração do “maior mural de arte urbana”

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) inaugura, hoje, dia 4 de junho, pelas 14h00,  o maior mural de arte urbana de temática ambiental da região Centro, no âmbito da  comemoração do Dia do Ambiente que se assinala amanhã.

O maior mural de arte urbana de temática ambiental da região Centro, com mais de 200m2, estará disponível no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em Tondela.

Este dia contará também  inúmeras atividades, entre as quais jogos lúdico- pedagógicos, oficinas de reutilização, ações encenadas e alguns equipamentos de lazer como insufláveis e um mural colaborativo.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “a região do Planalto Beirão tem apresentado um crescimento positivo no que respeita a separação seletiva dos resíduos recicláveis”. “Em 2020, cada habitante do Planalto Beirão separou um total de 39 kg de resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro. Este valor representa um aumento de 7 kg por habitante, por comparação com o ano anterior”, é explicado.

No total, os 19 Municípios que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, separaram “12.846 toneladas de resíduos recicláveis, o equivalente a um aumento de 22% face a 2019, o que representa um crescimento superior à média nacional, que se ficou pelos 13%.”

Para a Associação de Municípios do Planalto Beirão, presidida por Mário Loureiro, autarca de Tábua, estes resultados revelam que o investimento realizado nos últimos anos, ao nível da rede de ecopontos e de meios de recolha, “foram uma opção acertada, que assegurará a sustentabilidade do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão, a longo prazo. Até ao final do ano transato, foram instalados mais 1.796 novos ecopontos”.

Para reforçar estes resultados positivos e incentivar a população a separar ainda mais, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão está a implementar um Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, que pressupõe “um conjunto de
iniciativas, entre as quais a distribuição de um total de 100.000 conjuntos de miniecopontos para a separação doméstica dos resíduos recicláveis; uma exposição itinerante que está a percorrer os 19 municípios, munida de equipamentos multimédia e conteúdos interativos lúdico-pedagógicos, que abordam a importância da Economia Circular e do contributo de cada um para a reciclagem dos resíduos de embalagem; workshops com operadores de comércio e serviços; sessões participativas nas escolas; concursos interescolares; ações performativas nas ruas; ações promocionais em superfícies comerciais, entre muitas outras ações”.

Exit mobile version