Júlio Mendes é um dos rostos da associação designada por PIDS e que se traduz no “Plano de Intervenção e Dinâmica da Freguesia de Seixo da Beira”.
Em data recente abriu as portas da renovada sede, antiga escola primária da Sobreda, à Rádio Boa Nova para mostrar as obras feitas, mas também a importância que o PIDS tem no território da freguesia de Seixo da Beira.
O PISD conta já com quatro anos de atividade, com início na pré-escola das Seixas. Há dois anos, já na escola primária da Sobreda, recebeu a visita do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebolo, no âmbito do roteiro da federação distrital.
A requalificação da sede representou um investimento de 9440 Euros , apoiados a 70 por cento pelo Fundo Recomeçar que assegurou o montante de 6440 Euros . A Câmara Municipal apoiou a obra com dois mil Euros e o PIDS suportou os restantes mil Euros.
À Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, contou que a constituição do PIDS resultou da vontade de um conjunto de jovens da freguesia. “Em vez de estarmos sempre a reclamar, fomo-nos juntando” , referiu, notando que o PIDS está aberto à entrada de novos jovens. “O critério é ser da freguesia e ter mais de 18 anos”, informou.
“Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”
Com formação em psicologia, Júlio Mendes enaltece o potencial da freguesia de Seixo da Beira, que é privilegiada em vários sentidos, sobretudo pelo seu posicionamento geográfico. “Estamos a 15/ 20 minutos de uma linha férrea, a 25 minutos de uma auto-estrada. Também temos que acreditar na potencialidade das pessoas da freguesia e aproveitar os recursos humanos para trabalhar pelo desenvolvimento da freguesia”. Acredita, por isso. que os elementos do PIDS, 23, “enquanto jovens temos que ser o veículo de poder fazer mais”. O que se ganha? “É o convívio e o fortalecer laços”, regista Júlio Mendes.
A provar a atividade do PIDS estão as várias iniciativas que vão acontecendo, destacando-se já no próximo dia 7 de junho, a Noite de Fados e no dia 8 o Festival no Parque de Nª Srª Estrela, no âmbito do programa “Seixo da Cultura”. Nos dias 13 e 14 de julho, acontece o já conhecido “Torneio 24 horas” no polidesportivo da Cordinha.
Através da ação do PIDS, os jovens pretendem dar vida à freguesia de Seixo da Beira e potenciar a fixação de jovens neste território. “Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”, rematou.