Site icon Rádio Boa Nova

Pico pode já ter sido atingido “a nível nacional”, mas não em Lisboa

Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defendeu que o país pode já ter atingido o pico desta vaga da pandemia da Covid-19.

Contudo, em declarações ontem à noite, na SIC Notícias, o especialista alertou que na região de Lisboa e Vale do Tejo a situação é diferente.

“A tendência que se verifica de diminuição da taxa média de novos casos diz-nos que estamos a passar ou que já passámos pelo pico a nível nacional. Contudo, também verificámos que em Lisboa e Vale do Tejo continuam a liderar os novos casos”, explicou Carlos Antunes, referindo como fonte da sua análise dados do Instituto Ricardo Jorge

O professor universitário esclareceu ainda que em Lisboa e Vale do Tejo “ainda não é evidente a passagem pelo pico”, mas que este deverá ser atingido nos próximos dias.

“Estamos a lá chegar [ao pico pandémico em Lisboa e Vale do Tejo] porque a taxa média de novos casos está a convergir para 0 e o RT [índice de transmissibilidade] também está a convergir para 1. Será nestes dias que certamente atingiremos o pico em Lisboa”, conjeturou.

Exit mobile version