Site icon Rádio Boa Nova

Petição quer retirar nome de Salazar das ruas

Há uma petição online que tem como objetivo a retirada do nome de Salazar das ruas portuguesas. De acordo com o autor desta, há “fortes indícios da situação” em 22 concelhos nacionais, …

o que o levou a dirigir o documento aos presidentes de Câmara e Assembleia Municipal destes. Já reuniu mais de 200 assinaturas.

Ansião, Armamar, Cadaval, Campo Maior, Castelo Branco, Carregal do Sal, Coimbra, Lages do Pico, Leiria, Lisboa, Melgaço, Odemira, Paredes, Penedono, Peniche, Santa Comba Dão, Santarém, Santo Tirso, Tomar, Vila Flor, Vila Nova de Gaia e Viseu são os concelhos onde existiram ruas, praças, largos ou bairros em que o nome do ditador.

No texto da petição, é considerada uma “homenagem muito estranha no contexto de uma Democracia, construída no contraste profundo com a ditadura protagonizada pelo homenageado”.

Neste seguimento, pretende-se que os responsáveis “confirmem publicamente a existência, ou não, de tal topónimo e divulguem os documentos em que se baseou a decisão administrativa de atribuir ou manter tal designação num arruamento do Concelho”, bem como que “promovam o debate público junto da população e dos órgãos autárquicos, tendo em vista a remoção urgente de tal designação da via pública”.

“Sem estender a argumentação, que nos parece óbvia no contexto de um regime democrático, é muito estranha e deve ser afastada como indigna de ‘nome de rua’, a consagração da memória positiva de Salazar, um ditador, opressor da liberdade do povo português, cuja ação política belicista e colonialista mutilou e roubou tantos jovens à vida e às suas famílias”, é ainda defendido.

“Tal pessoa, cuja existência histórica precisa de ser estudada, e não exaltada, não deve receber, por desleixo ou intenção, uma das homenagens cívicas mais elevadas que um concelho português pode fazer no seu espaço público”, conclui a petição.

com: noticiasaominuto.com

Exit mobile version