Site icon Rádio Boa Nova

“Peregrinação Segura”: GNR aplicou 1 473 contraordenações

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, até 15 de maio, a operação ‘Peregrinação Segura 2022’, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima. Em comunicado, a autoridade revela que, durante a operação, foram realizadas 2 139 ações, que resultaram na aplicação de 1 473 autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada.

Desde o dia 4 de maio, os militares da Guarda fiscalizaram 11 573 condutores. Foram registadas 310 infrações por excesso de velocidade e 61 por condução sob o efeito do álcool.

No âmbito desta operação, que pretendia “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes”, foram ainda realizadas 787 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento. Foram reportados, no total, três incidentes, embora todos eles “sem gravidade”, informa a GNR.

Durante a segunda fase da operação, que decorreu de 12 a 15 de maio, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, que contou com “várias valências” da GNR.

Nesta última fase, a GNR aponta como ocorrências “mais significativas” o apoio a oito pessoas perdidas, bem como o desaparecimento de seis pessoas que foram, posteriormente, localizadas. Quatro pessoas foram ainda assistidas pelos militares da Guarda e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Durante estes quatro dias, registaram-se ainda nove extravios de carteiras e chaves, quatro furtos, 19 objetos recuperados, cinco falsas medalheiras identificadas e 12 autos de contraordenação levantados por venda ambulante.

A GNR diz ainda que o balanço da operação ‘Peregrinação Segura 2022’ “é muito positivo, sem incidentes de relevo a registar”.

Exit mobile version