Site icon Rádio Boa Nova

Percurso pedestre de Alvoco das Várzeas até à Vide “vai ser uma realidade” e um “elemento valorizador da oferta turística”

Um percurso pedestre que ligue Alvoco das Várzeas a Vide “vai ser uma realidade” e deverá estar concluído antes do final do ano, com um investimento “na ordem dos 400 mil Euros”.

A informação foi avançada por José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e responsável pelo Pelouro do Ambiente, na cerimónia do hastear das bandeiras Qualidade de Ouro e Praia Acessível na praia fluvial de Alvoco das Várzeas, no passado dia 1 de julho, no arranque da época balnear no concelho.

Na ocasião, sobre o “futuro e novos projectos”, José Francisco Rolo anunciou o percurso pedestre “ao longo das levadas, no âmbito dos caminhos de montanha já aprovados”. “Foi feito um investimento na ordem dos 400 mil Euros para recuperar sete quilómetros de levadas para aproveitamento agrícola”, explicou, realçando que o desafio “foi lançado pela Junta de Freguesia”.

“Isto vai gerar uma nova polaridade e um novo posicionamento da aldeia de Alvoco das Várzeas na Serra da Estrela que tem elevada procura e atratividade em termos turísticos. É um elemento valorizador da própria oferta turística da aldeia”, afirmou.

Neste momento, está em “apreciação do Turismo de Portugal uma candidatura, ao programa Valorizar, no âmbito da Rota das Levadas para a colocação de uma estrutura mais vistosa ao longo da levada”, referiu, crente de que o projeto estará concluído “até outubro ou novembro”.

“O percurso vai permitir percorrer este vale na Serra da Estrela. De um lado, a levada, e do outro, o rio Alvoco no seu estado puro e natural. Este é um rio de montanha. É dos rios menos poluídos da Europa e tem uma qualidade de água excelente”, disse, garantindo que “será uma boa experiência, na medida em que “esta oferta turística proporciona bem-estar e estilos de vida saudáveis”. “É um espaço de saúde”, rematou.

Alvoco das Várzeas: aldeia pioneira no interior do país a ter um espaço de cowork

A aldeia de Alvoco das Várzeas continua a surpreender pela positiva. Vai ser aldeia pioneira no interior do país a ter um espaço de cowork, “um espaço para acolhimento de nómadas digitais, pessoas que trabalham ligadas às indústrias criativas”.

“A expectativa é que em setembro ou outubro, possamos abrir o cowork das aldeias de montanha aqui em Alvoco das Várzeas”, disse o responsável, reforçando que “é um esforço da parceria entre Junta de Freguesia, Município de Oliveira do Hospital e PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, com o apoio do fundo ambiental” para “criar uma estratégia de desenvolvimento”.

“O cowork vai dar uma centralidade a Alvoco das Várzeas. Dar à aldeia a dignidade que a sua comunidade merece. Somos daqueles que acredita na regeneração e revitalização do interior, que é possível voltar a dar vida e intensidade económica a estes territórios”, concluiu o vice-presidente.

Exit mobile version