O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com a dinamização de um passeio interpretativo de montanha. A iniciativa terá lugar amanhã, 27 de setembro, em Rio de Mel, …
… na freguesia de S. Gião que integra a Rede das Aldeias de Montanha. Contará com a participação de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), estabelecimentos de ensino participantes no programa internacional Eco-Escolas dinamizado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Trata-se também de uma iniciativa do plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha.
Cerca de uma centena de alunos vai participar nesta iniciativa através da qual o Município de Oliveira do Hospital visa potenciar a promoção do turismo de natureza no concelho, território que dispõe de um rico património natural que por sua vez permite a prática dum vasto conjunto de atividades ao ar livre, à descoberta do património natural.
“Experiências Criativas de Montanha” é o mote deste passeio interpretativo de montanha, comemorativo do Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital, que levará os participantes à descoberta da qualidade paisagística e ambiental, da diversidade de habitats naturais, da biodiversidade da fauna e flora, entre outros, aliadas ao bom acolhimento e simpatia das nossas gentes. A perspetiva é consolidar rotas e percursos interpretativos que valorizem a oferta turística.
A promoção do turismo de natureza e das atividades ao ar livre, que possibilitam a fruição e descoberta da natureza, é uma das apostas cada vez mais fortes do Município de Oliveira do Hospital posicionando-se como um destino de eleição junto dos turistas e dos visitantes, nomeadamente junto dos que buscam este tipo de oferta.
Uma aposta que tem vindo a ser reforçada também pela adesão do concelho de Oliveira do Hospital a diferentes projetos regionais de turismo sustentável, de que são exemplo a integração na Rede das Aldeias do Xisto e mais recentemente na Rede das Aldeias de Montanha, bem como na associação Aspiring Geopark Estrela, responsável pela candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da UNESCO, precisamente no ano, 2017, em que se comemora o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.