O Município de Arganil deu início aos trabalhos de construção da zona balnear da Peneda da Talhada, situada na margem esquerda do rio Alva, entre as freguesias de Arganil e Secarias. A intervenção envolve um investimento camarário que ultrapassa os 141 mil euros e tem um prazo de execução de cerca de nove meses (270 dias), prevendo-se que esteja concluída em junho do próximo ano, no arranque da época balnear.
Os trabalhos em curso nesta área de reconhecido interesse patrimonial e de grande potencial turístico têm em vista a regeneração, valorização e proteção da zona envolvente e a reabilitação das duas edificações construídas há cerca de duas décadas que nunca chegaram a funcionar como apoio de praia, finalidade para a qual foram então concebidas.
A nova zona balnear do concelho de Arganil estará equipada com um bar, balneários com instalação sanitária completa, posto de primeiro socorros e apoio de praia. Está igualmente prevista a criação de uma zona específica para estacionamento automóvel, visando o ordenamento do trânsito e a contenção do tráfego. Será garantido, por outro lado, o acesso ao edifício e ao plano de água por parte de pessoas com mobilidade reduzida, através da criação de um espaço funcional e passível de ser utilizados por todos, numa lógica de inclusão social.
A regeneração da Peneda da Talhada envolve uma intervenção generalizada e abrangente, mas houve, desde logo, a preocupação de que o projeto fosse executado numa ótica de valorização e proteção dos recursos naturais, resultando daí o menor impacto possível do ponto de vista ambiental.
Pela proximidade a Arganil, a zona balnear da Peneda da Talhada “vem dar resposta a uma pretensão muito legítima dos munícipes que residem na sede do concelho, que podem usufruir de uma zona balnear sem precisarem de sair da sua freguesia, já a partir do próximo verão”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.
A Peneda da Talhada junta-se às 11 zonas balneares e às 5 praias fluviais existentes no concelho de Arganil, aumentando e reforçando a oferta lúdica num território em que a atividade turística está em franca expansão.