O Município de Penacova, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), tem vindo a intensificar a prevenção e o combate à praga da vespa velutina, também conhecida…
… como vespa asiática. A ação será agora reforçada com a instalação, na área geográfica do Concelho, de 400 armadilhas contendo atrativo açucarado.
A colocação destas armadilhas, sublinha Humberto Oliveira, presidente da autarquia, “faz parte da estratégia de combate à vespa velutina definida no âmbito do SMPC” que vai ainda ficar responsável pela sua manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha do mesmo para prevenir a proliferação de plásticos indesejados no território.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o autarca refere que “é firme convicção da autarquia de que, a opção pela constituição de uma equipa para combater especificamente esta problemática, permitiu recolher e tratar dados de que não dispúnhamos anteriormente e que hoje são determinantes para que possamos perceber a dimensão desta praga e para que, efetivamente, possamos combatê-la com uma estratégia bem definida e planeada.”