Site icon Rádio Boa Nova

Penacova: Laço Azul marca mês de prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova (CPCJ) destaca este dia, 30 de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, procedeu à colocação de um Laço Azul nas janelas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a CPCJ destaca “o excelente trabalho de todos os técnicos e comissários das diferentes entidades que integram a CPCJ” que, mesmo durante a pandemia continuam com o seu trabalho na primeira linha, a acompanhar famílias, presencialmente nas instalações da CPCJ, com reuniões por videoconferência, e a trabalhar no âmbito da prevenção. A CPCJ sublinha também o reconhecimento ao Comandante da GNR, Paulo Cafede, “pela sua participação ativa e adesão a esta iniciativa colocando um Laço Azul, símbolo representativo desta ação, na fachada de sede da Guarda Nacional Republicana”, cujo Laço foi cedido pela Associação Juvenil Coro Vox Et Communio.

Face à situação pandémica que se vive no País e no mundo, e com o intuito de chegar junto das famílias, crianças e jovens, que estão confinados aos seus lares, a CPCJ reforçou a divulgação,  através das novas tecnologias, de iniciativas diárias, sugestões e desafios durante o Mês de Abril, na construção de Laços em família, calendário dos afetos, onde em cada dia são propostas atividades individuais e que também envolvem toda a família.

Estes trabalhos podem ser visualizados na página de Facebook da CPCJ de Penacova onde poderão ser acompanhadas as sugestões apresentadas alusivas ao tema. De acordo com esta estrutura, “todas as ações desenvolvidas são essenciais para manter a dinâmica e a interação com crianças e jovens. O confinamento decorrente das medidas de contenção da propagação do coronavírus pode ser um fator potenciador de aumento de situação de violência doméstica e de maus-tratos infantis, pelo que é necessário encontrar estratégias não só de proteção, mas principalmente de prevenção fortalecendo os laços familiares de afeto nesta fase que nos apanhou de surpresa a todos.

A presidente da CPCJ de Penacova, vereadora Sandra Ralha destaca que, “nesta fase de isolamento social, o trabalho de prevenção que todos temos de fazer é importantíssimo, nomeadamente os vizinhos e toda a comunidade, no sentido de estarmos atentos e observadores para com o que nos rodeia, protegendo as crianças e os jovens”. Sandra Ralha sublinha ainda que “este dia 30 de abril, é mais uma oportunidade para aderirmos à iniciativa nacional e promovermos a consciencialização da população para esta problemática, em particular o seio familiar, alertando todos de uma forma séria mas com a participação lúdica nas iniciativas do Mês de Abril, colocando hoje o seu Laço Azul à janela”.

Exit mobile version