“Pêlos de Rua” é um projeto que surgiu no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na Escola Básica 1 da cidade de Oliveira do Hospital. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar, e não só, para o bem-estar animal.
Na Rádio Boa Nova, Daniela Marques, mentora do projeto, referiu que as crianças têm uma ligação forte com os animais e, por isso, associaram-se de imediato à iniciativa, querendo “atuar e ter um papel interventivo”.
Os Serviços Veterinários Municipais de Oliveira do Hospital são os primeiros destinatários do projeto, sendo que, posteriormente, o objetivo é apoiar associações zoófilas do concelho e da região com “doação de alimentos e bens essenciais para animais, como mantas e areia para gatos”. A propósito, a esta altura, decorre o “Banco Alimentar Pêlos de Rua”, onde todas as turmas das AEC foram desafiadas a contribuir. Assim, a campanha decorre em todas as escolas do Agrupamento.
O projeto está ainda presente em várias redes sociais para que toda a população tenha conhecimento da iniciativa e se envolva na mesma. Os interessados devem deixar as respetivas doações nos vários estabelecimentos escolares, onde se encontra uma caixa para o efeito.
Na Rádio Boa Nova, os alunos envolvidos, do 3º ano, recordaram a ação de sensibilização feita pelos profissionais dos Serviços Veterinários Municipais de Oliveira do Hospital e que assistiram com muita atenção. Dela retiraram informações muito importantes: “os animais são os nossos melhores amigos, só devemos ter animais se tivermos condições para os ter, devemos brincar com eles, é obrigatório terem chip e vacinação em dia”.
O projeto “Pêlos de Rua” é, ainda, candidato ao concurso nacional de projetos escolares Design For Change, na área do empreendedorismo que dá a oportunidade às crianças de expressarem as suas ideias relativamente ao tema “criação de um mundo melhor”.
Oiça aqui a participação do projeto na Rádio Boa Nova »»»