Site icon Rádio Boa Nova

Pedro Vaz destaca os benefícios da acupunctura no tratamento da tendinite

Esta manhã, a Rádio Boa Nova promoveu mais uma edição do programa “Contributos para a Saúde, Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa”, com a participação do especialista Pedro Vaz.

“Quem pode, e a partir de que idade se pode recorrer à acupunctura?” foi um dos temas em destaque na Rádio Boa Nova, com Pedro Vaz a adiantar que as praticas da Medicina Tradicional Chinesa “são aplicadas desde a gestação, até à idade mais avançada”. Nas crianças e nos idosos, Pedro Vaz explicou que o especialista recorre a “práticas mais subtis e pouco invasivas” e em que “não se sente nada e se têm resultados excelentes”. De um modo geral, o conhecido acupunctor adiantou que as agulhas usadas numa consulta normal “são praticamente imperceptíveis” se a sua aplicação “for feita adequadamente”.

Pedro Vaz lamenta que , “muitas vezes, as pessoas recorram à acupunctura em situação de desespero”. Garante que em cada consulta, o especialista avalia “em quê e em que situação pode ser vantajoso”. Para isso tem que ter “ética e profissionalismo”.

No programa com periodicidade mensal e realização na última quinta-feira do mês, às 10h00, Pedro Vaz centrou-se hoje na patologia conhecida com “tendinite”. Explicou que no caso de um utente que se queixe, por exemplo de dor no cotovelo, o acupunctor precisa perceber se a dor decorre de trauma, movimento repetido ou se se encontrava bem e surgiu a dor. Segundo o especialista a alteração das temperaturas pode propiciar o aparecimento  deste tipo de patologia. “É aqui a diferença entre as duas medicinas”, explicou, referindo que o “frio e a humidade podem causar desconforto, porque propicia o bloqueio de substâncias e sangue naquele local”.

“Nós sabemos onde atuar para causar desbloqueio e voltar a tornar a mobilidade e debelar a patologia”.  Pedro Vaz garantiu que, no caso das tendinites, a acupunctura “é muito eficaz”.
Veja o vídeo>>>

Exit mobile version