Pedras Ruivas, Ponte das Três Entradas, Póvoa das Quartas e Merujais, localidades do concelho de Oliveira do Hospital, são candidatas ao projeto “Condomínio de Aldeia”.
A informação foi avançada hoje, em reunião pública, por José Francisco Rolo, presidente do Município oliveirense.
O autarca recordou que “há limitações quanto às candidaturas no que diz respeito aos núcleos populacionais”, isto é, podem-se candidatar localidades “com número reduzido de habitantes, até cerca de 60”.
De acordo com o autarca, a “emissão do parecer das candidaturas ao Fundo Ambiental” constou da ordem de trabalhos da reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, como agora é designada.
Segundo o edil, nesta reunião de trabalhos “foi feito o ponto de situação da execução do projeto Condomínio de Aldeia na Gramaça e no Parceiro”, localidades isoladas no concelho oliveirense.
Os elementos da Comissão aprovaram também o Plano Municipal para 2022, assim como analisaram e discutiram a “carta de perigosidade de incêndios para o período de 2022/2030”.
Na ocasião, foi apresentado o projeto de videovigilância que já está em funcionamento, implementado pela CIM Região de Coimbra, em parceria com os Municípios. No caso de Oliveira do Hospital, foram instaladas câmaras no Monte do Colcurinho que “cobrem todo o concelho”, uma vez que permitem um ângulo de 360 graus.
Ainda nesta reunião, foi realçado que o “próximo passo” será avançar com a “distribuição de 200 armadilhas para a vespa velutina.
Para além do presidente da autarquia, do vereador do Ambiente, Nuno Oliveira, e do Coordenador da Proteção Civil Municipal, José Carlos Marques, fazem parte desta Comissão representantes das juntas de freguesia, do ICNF, dos Bombeiros Voluntários, do SEPNA- GNR, CAULE, ADESA, REN- Rede Elétrica Nacional, E-REDES, IP, entre outros.