Site icon Rádio Boa Nova

“Pedalar a Brincar” chega a mais de 800 crianças em Oliveira do Hospital

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da atividade Física  que, hoje, se assinala, e do dia Mundial da Saúde, que se assinala amanhã, dia 7 de abril, o Município de Oliveira do Hospital está a promover a iniciativa “Pedalar a Brincar”, que proporciona a cerca de 820 crianças dos jardins de infância e Escolas do 1º Ciclo (EB1) do concelho o “contacto com a bicicleta, algumas delas pela primeira vez”.

A acompanhar a iniciativa na EB1 da cidade de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, vereador do Desporto disse ser esta a demonstração de uma boa parceria entre o desporto e a educação, para a promoção de hábitos de vida saudáveis. Em colaboração com a Associação de Ciclismo da Beira Alta e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o “Pedalar a Brincar” permite levar a “bicicleta ao quotidiano das nossas crianças” e “incentivar a prática da atividade física”.

Para além do contacto com a bicicleta, as 820 crianças recebem uma “cartilha” de boas práticas de como utilizar a bicicleta.

Neste Dia Mundial da Atividade Física, vai ser dinamizado “um conjunto de outras atividades”, no Largo Ribeiro do Amaral, a partir das 20h30, onde também vai acontecer a “integração através do desporto”, com o envolvimento da comunidade ucraniana nas várias atividades. Vai decorrer, de igual modo, um rastreio de saúde promovido pela Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços.

Graça Silva, vereadora da Educação vê de bom grado a iniciativa “Pedalar a Brincar”, considerando ser este também um incentivo para pedalar e brincar em família. “Que estas atividades sejam exemplo, para que sejam continuadas no âmbito do agregado familiar, e que os pais e os educandos possam continuar a pedalar”, defendeu a responsável, considerando importante que “a atividade física seja praticada diariamente, porque crianças saudáveis, são obviamente crianças mais felizes e com melhor rendimento escolar”.

A iniciativa que encaixa no objetivo da escola de “fazer cidadãos completos”, foi “acolhida de braços abertos” pelo AEOH, ainda mais porque “incide numa faixa etária que vai dos 3 ao 10 anos onde é mais fácil as crianças adquirirem determinados hábitos saudáveis”. Artur Abreu, da direção do AEOH destaca a “alegria  e entusiamo das crianças nesta iniciativa”, que acabam por levar para casa a “sementinha” do gosto pela bicicleta. O “Pedalar a Brincar” acontece no decorrer da Festa da Primavera que está a ser promovida pelo AEOH, de 6 a 8 de abril, considerando Artur Abreu que este “é um casamento perfeito”.

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, os ginásios de Oliveira do Hospital Total Fit e RD Sports promovem “o dia aberto” para todos os que queiram participar. “Tem sido este conjunto de parcerias que permitiu ao Município ser reconhecido com o prémio “Prática Desportiva Outdoor – Recomendado”, sublinhou ainda o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, que destacou o trabalho em parceria com a Eptoliva, a Associação Catraiense BTT Lazer, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital e a Associação da Lajeosa.

Na EB1 de Oliveira do Hospital hoje foi também dado destaque à campanha de prevenção dos maus tratos na infância, que decorre neste mês de abril, com os cerca de 180 alunos, docentes, assistentes operacionais e responsáveis da autarquia a reunirem-se junto do “Laço Azul”.

Exit mobile version