Site icon Rádio Boa Nova

PCP realiza Assembleia da Organização Concelhia em Oliveira do Hospital

No passado sábado, decorreu a Assembleia de Organização Concelhia de Oliveira do Hospital do PCP, com a aprovação do projeto de resolução política e da nova concelhia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, na Assembleia foram discutidos “temas essenciais para o concelho, nomeadamente a necessidade de reversão para a autarquia da gestão da água e dos resíduos, bem como a questão da saúde e da defesa do SNS”.

“Com o depauperamento do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, vemos avançar o negócio privado da doença, que não responde às necessidades dos Oliveirenses, que perderam um serviço com referenciação para o INEM, passaram a pagar caro os exames de diagnóstico e deixaram de ter serviço de urgência durante a noite. A resposta passa pelo investimento no SNS, e com a fixação de mais profissionais de saúde, diminuindo a já longa lista de mais de 5000 utentes sem médico de família no concelho”, refere o partido.

Para o PCP, “a educação é também uma preocupação no concelho, com a necessidade de um novo edifício para a ESTGOH, nos já confirmados terrenos em frente à feira”. O PCP continua a “alertar para a eventualidade – que se contesta desde já – do  Campus Educativo – para o Ensino Pré-Escolar e para o 1º Ciclo do Ensino Básico e que a Câmara Municipal está a construir e onde prevê gastar cerca de 7 milhões de euros – possa vir a forçar o encerramento de Escolas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico atualmente em funcionamento no concelho e mais próximas à cidade”. “A alternativa passa por melhorar e equipar devidamente as escolas já existentes embora se admita outra localização para Escola Básica nº 1, na cidade”, lê-se.

O partido propõe ainda a criação da “Carta Cultural que poderia ser um estímulo municipal para que que fosse criada uma rede de locais com interesse cultural e se dinamizasse o concelho, ao longo de toda a sua extensão”. “A criação da Carta Desportiva do concelho, com a criação de equipamentos desportivos, contribuiria também para a necessária fixação de população no concelho. Há uma desproporção entre os apoios sistemáticos a desportos tendencialmente mais «profissionalizados» e às outras modalidades”, defendem.

Por fim, na reunião de trabalhos, os membros congratularam-se “pelo voto favorável e unânime na Assembleia de Freguesia e na Assembleia Municipal relativamente à desagregação da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, que é uma justa resposta aos anseios da população”.

“Oliveira do Hospital pode contar com um Partido Comunista Português mais reforçado para defender o povo, os trabalhadores e assegurar que é possível viver melhor nesta terra!”, concluem.

Exit mobile version