Depois da romaria das ovelhas à Festa do São João, que aconteceu a 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, pastores e rebanhos sobem este sábado, dia 6 de julho, à serra da Estrela para as pastagens de verão, a tradicional Transumância.
A prática solitária de outrora, é neste dia partilhada entre pastores e mais de uma centena de participantes que se propõem vivenciar a experiência de ser pastor por um dia.
De acordo com o programa definido, a subida à Serra da Estrela inicia bem cedo, às 7h30, a partir da praça do Município. Do centro da cidade, atravessando a zona histórica, pastores e turistas seguirão pelos seculares caminhos da transumância com mais de 3000 cabeças de gado que, neste dia de festa, estarão especialmente ornamentados com os melhores chocalhos, cabeçadas e borlas feitas de lã.
A subida tem a sua primeira paragem na Aldeia de Montanha da Póvoa Velha, onde será servida a merenda do alforge, complementada com momentos de animação.
Após o breve descanso, retoma-se o trilho, por entre caminhos e canadas até à ermida da Senhora do Espinheiro, para a merecida pausa do almoço, descanso e convívio .
A refeição é inspirada em pratos tradições pastoris e é enriquecida com vários momentos de animação.
No fresco da tarde pastores conduzem os rebanhos em direção ao Sabugueiro, também conhecida pela aldeia dos pastores, local incontornável da transumância da Serra da Estrela.
A chegada a esta Aldeia de Montanha contempla mais um momento de animação, a partir do qual alguns dos rebanhos seguem para as pastagens de altitude, onde vão pernoitar e passar os meses seguintes, até ao São Miguel.