Site icon Rádio Boa Nova

Pastores da Serra da Estrela sem camisa para quebrar padrões de beleza

Um calendário que junta os 12 “pastores mais belos da Serra da Estrela”, uma iniciativa do jornal “Notícias de Gouveia” para valorizar…

… o pastoreio extensivo (ao ar livre) e os homens que o vão salvando da extinção, foi apresentado este sábado, no Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia.

Segundo o Jornal de Notícias, os modelos têm entre 21 e 80 anos, sendo que o mais novo, João Rodrigues, de Várzea de Meruge, Seia, é a cara do mês de janeiro, e o mais velho, Abel Monteiro, de Aldeias, Gouveia, é o rosto de dezembro.

Liliana Carona, diretora do “Notícias de Gouveia”, que também é correspondente da Rádio Renascença na região foi quem teve a ideia de fazer este elogio aos pastores. o objetivo é quebrar padrões de beleza prédefinidos e “ultrapassar preconceitos”.

Vidas duras, as que ali são retratadas pela lente de Miguel Pereira da Silva, colaborador da Global Imagens e da Lusa no distrito da Guarda, que aceitou fazer aquele trabalho a título voluntário, assim como o designer gráfico José Carlos Martins.

O calendário custa 7,50 euros, mas os assinantes do “Notícias de Gouveia” (que também tem nesta iniciativa uma forma de assinalar o seu 104.º aniversário, a 12 de fevereiro) só pagam 5 euros para orientarem a sua agenda tendo como fundo pastores nos seus locais de trabalho.

Toda a receita é canalizada para a Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) e para a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), para ajudar pessoas com deficiência e pastores em dificuldades.

Muitos daqueles homens foram afetados pelos incêndios do mês passado. A ANCOSE está a apoiar 400 dos seus 3000 associados, numa zona onde morreram 8.500 cabeças de gado. O stress causado pelo fogo foi de tal ordem, para os animais, que há relatos de ovelhas e cabras que não produzem leite, pelo menos nas quantidades que costumavam, e de galinhas que não põem ovos, conta Liliana Carona.

A partir de segunda-feira, o calendário pode ser adquirido nas instalações da ANCOSE, em Oliveira do Hospital, na redação do “Notícias de Gouveia”.

Exit mobile version