Um calendário que junta os 12 “pastores mais belos da Serra da Estrela”, uma iniciativa do jornal “Notícias de Gouveia” para valorizar…
… o pastoreio extensivo (ao ar livre) e os homens que o vão salvando da extinção, foi apresentado este sábado, no Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia.
Segundo o Jornal de Notícias, os modelos têm entre 21 e 80 anos, sendo que o mais novo, João Rodrigues, de Várzea de Meruge, Seia, é a cara do mês de janeiro, e o mais velho, Abel Monteiro, de Aldeias, Gouveia, é o rosto de dezembro.
Liliana Carona, diretora do “Notícias de Gouveia”, que também é correspondente da Rádio Renascença na região foi quem teve a ideia de fazer este elogio aos pastores. o objetivo é quebrar padrões de beleza prédefinidos e “ultrapassar preconceitos”.
Vidas duras, as que ali são retratadas pela lente de Miguel Pereira da Silva, colaborador da Global Imagens e da Lusa no distrito da Guarda, que aceitou fazer aquele trabalho a título voluntário, assim como o designer gráfico José Carlos Martins.
O calendário custa 7,50 euros, mas os assinantes do “Notícias de Gouveia” (que também tem nesta iniciativa uma forma de assinalar o seu 104.º aniversário, a 12 de fevereiro) só pagam 5 euros para orientarem a sua agenda tendo como fundo pastores nos seus locais de trabalho.
Toda a receita é canalizada para a Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) e para a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), para ajudar pessoas com deficiência e pastores em dificuldades.
Muitos daqueles homens foram afetados pelos incêndios do mês passado. A ANCOSE está a apoiar 400 dos seus 3000 associados, numa zona onde morreram 8.500 cabeças de gado. O stress causado pelo fogo foi de tal ordem, para os animais, que há relatos de ovelhas e cabras que não produzem leite, pelo menos nas quantidades que costumavam, e de galinhas que não põem ovos, conta Liliana Carona.
A partir de segunda-feira, o calendário pode ser adquirido nas instalações da ANCOSE, em Oliveira do Hospital, na redação do “Notícias de Gouveia”.