O Pároco de Arganil, Manuel Martins sofreu, na noite de 10 de maio, uma paragem cardíaca. De acordo com a publicação “O Amigo do Povo” o pároco está em fase de recuperação.
Num comunicado ao clero da Diocese de Coimbra, o Padre João Paulo Vaz informou que “na noite de sexta para sábado, o Padre Manuel Martins deu entrada nas Urgências do Hospital da Universidade de Coimbra, por causa de uma paragem cardíaca, que o deixou 16 minutos em paragem cárdio-respiratória. Foi reanimado, entubado e, nas primeiras horas, ficou com prognóstico reservado”.
Segundo o mesmo comunicado, já na noite de sábado, dia 11 de maio, o hospital indicou que o pároco “recuperou muito bem neurologicamente”.
A propósito do estado de saúde do pároco, o Padre António Samelo (capelão hospitalar) referiu que “o Padre Martins já saiu da Emergência para a Unidade de Internamento de Curta Duração. Está estável e consciente. Comungou, falou e sorriu.”
Também o Padre António Loureiro, Arcipreste do Nordeste (Arciprestado a que pertence Arganil, unidade pastoral de que é pároco o Cónego Manuel Martins) visitou o padre Martins no final do dia de domingo, e numa mensagem aos padres do Arciprestado, dizia: “está em franca recuperação e bem disposto.
Na tarde de 13 de maio, segundo “O Amigo do Povo”, publicação dirigida pelo padre Orlando Henriques, o pároco de Arganil, encontrava-se “totalmente consciente e lúcido, embora bastante cansado”
“Continuemos a rezar pelo seu total restabelecimento”, refere “O Amigo do Povo”.