Site icon Rádio Boa Nova

‘Pandemia’ marca escolha das palavras do ano 2020

A palavra “pandemia” é comum às listas dos vocábulos candidatos a palavras do ano de 2020, para Portugal, Angola e Moçambique, escolhidos pelo grupo Porto Editora (PE), que abriu ontem a votação final ao público, na Internet.

Os casos de racismo e de “discriminação étnica” refletem-se igualmente na lista de palavras candidatas da Porto Editora, em Portugal, como forma de traduzir “a grande preocupação” sobre situações que põem “em causa os valores humanistas”.

Em Angola, além da pandemia, foi o adiamento das eleições autárquicas, assim como a “instabilidade social”, sobretudo durante o estado de calamidade, que impuseram vocábulos como “manifestação” e “violência”, de acordo a escolha da equipa de linguistas da Porto Editora.

A lista posta a votação ‘online’ em Portugal inclui os termos “confinamento”, “covid-19”, “discriminação”, “digitalização”, “infodemia”, “pandemia”, “saudade”, “sem-abrigo”, “telescola” e “zaragatoa”.

“Digitalização” resulta das prioridades surgidas no contexto da pandemia, em todos os setores da sociedade; “infodemia” é um neologismo que conjuga “‘informação’ e ‘epidemia'”; “telescola” e “saudade” regressaram a primeiro plano, no cenário de confinamento.

A perda de rendimento, na atual crise, a “assumir contornos de calamidade”, em vários setores, como o da cultura, colocou de novo o “problema social crescente” dos “sem-abrigo” na ordem do dia, refletindo-se na escolha.

A Porto Editora iniciou a escolha da Palavra do Ano, em Portugal, em 2009 e, em 2016, em Angola e Moçambique, através da Plural Editores.

No ano passado, “violência” foi a escolhida em Portugal, sobretudo pelo crescimento do número de casos de violência doméstica, que em 2019 esteve na origem da morte de 35 mulheres. Este ano, segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas, 30 mulheres tinham morrido até ao início de novembro, neste contexto.

No ano passado, a votação para Angola escolheu “IVA” e, a de Moçambique, “reconciliação”.

A votação ‘online’ decorre este mês, até às 24h00 do dia 31, nos endereços em www.palavradoano.pt (Portugal), www.palavradoano.co.ao (Angola) e www.palavradoano.co.mz (Moçambique).

Os resultados serão anunciados no dia 04 de janeiro.

Exit mobile version