Site icon Rádio Boa Nova

Pampilhosa da Serra aprova orçamento de 24,2 milhões de Euros para 2026

O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra para 2026, foi aprovado por maioria na última Assembleia Municipal, com quatro votos contra da bancada do Partido Socialista. Com o valor global de 24,2 milhões de euros, o documento prevê uma estratégia centrada nas pessoas, na sustentabilidade financeira e no desenvolvimento integrado do território.

Na sessão, realizada no passado dia 17 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, explicou que cerca de metade do valor previsto “é seguramente para investimento de capital aplicado a grandes obras”, suportado fundamentalmente em “muito financiamento aprovado para execução”. A “outra parte significativa”, acrescentou, é para “apoio às famílias”, com medidas que “vão mexer no bolso das pessoas e alivar encargos”.

São exemplos a manutenção da taxa mínima de IMI (0,3%), as bonificações para famílias com dependentes a cargo, a devolução de 5% de IRS, a minoração de 30% do IMI aplicável a prédios urbanos com afetação industrial, ou a “aprovação da tarifa social para água e saneamento que abrange 330 famílias”, referiu Jorge Custódio.

Estes incentivos, disse o Presidente da Câmara Municipal, “fazem parte de uma estratégia abrangente”, que reflete outras prioridades de investimento com especial foco nas áreas da educação, habitação, turismo, desporto, floresta, inovação, ação social e saúde.

A autarquia reforça ainda o investimento em programas culturais, educativos e sociais que promovem talento, qualificações e inclusão, combatendo desigualdades e criando novas oportunidades para residentes e visitantes. O apoio ao associativismo desportivo e recreativo mantém-se como elemento essencial para a vitalidade comunitária.

As GOP e o Orçamento para 2026 reafirmam o compromisso com uma gestão rigorosa, transparente e orientada para a estabilidade financeira, que tem permitido ao Município cumprir os seus compromissos sem dívidas a fornecedores e com resultados positivos.

Exit mobile version