Site icon Rádio Boa Nova

Palavras de Esperança: “Não vai haver romaria aos cemitérios” no Dia de Todos os Santos

rbt

António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital referiu hoje, no programa “Palavras de Esperança” que, devido à situação de “calamidade”, a Eucaristia tem que ser celebrada em igrejas e capelas.  No dia 1 de novembro “não haverá romaria aos cemitérios”.

Ao contrário do que vinha acontecendo, em que eram privilegiadas as celebrações campais, as novas medidas apontam para que “não se facilitem relações entre grupos”. António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, garante que as igrejas e capelas têm os seus planos de contingência que garantem a “higiene das mãos, o uso de máscara e distanciamento social, com lugares marcados”. António Loureiro apelou às pessoas para que “não facilitem na prevenção”.

Neste domingo, dia 18, realizam-se as celebrações de Comunhão e Profissão de Fé nas várias paróquias do concelho. Em Oliveira do Hospital, dado o elevado número de jovens, o pároco oliveirense apela a que cada um seja acompanhado por, apenas, quatro pessoas.

O Crisma que já estava marcado para dia 25 de outubro, vai também obrigar a quatro celebrações presididas pelo Bispo de Coimbra, acontecendo duas no sábado (24) à tarde em Oliveira do Hospital e outras duas em Lagares da Beira, durante a manhã de domingo (25).

Sobre a celebração do Dia de Todos os Santos, António Loureiro, adiantou esta manhã que “não haverá romaria aos cemitérios”. “Iremos fazer celebrações habituais na Igreja”, adiantou o pároco, referindo que cabe às Juntas de Freguesia e Câmara Municipal tomar a decisão de encerrar ou não os cemitérios. “Deixo o conselho para que não vão todos ao mesmo tempo”, disse o pároco oliveirense.

Exit mobile version