Site icon Rádio Boa Nova

País: Vacinação deve ter início a 27 de dezembro. Primeiro lote será destinado a profissionais de saúde

Marta Temido, Ministra da Saúde, confirmou, esta quinta-feira, que Portugal deverá dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 entre 27 e 29 de dezembro, em linha com o que foi anunciado pela Comissão Europeia.

Portugal estima que o primeiro lote de vacinas a chegar seja de 9.750 unidades. Em janeiro, calcula o Governo, haverá cerca de 300 mil doses de vacina, em fevereiro 429 mil doses e em março cerca de 487 mil.

“Estamos a ultimar o processo de seleção das pessoas que serão vacinadas com o primeiro lote de vacinas” e que respeitará os parâmetros clínicos já definidos. O foco deste primeiro lote estará direcionado para os profissionais de saúde porque são “aqueles que, na primeira, linha nos poderão ajudar melhor a proteger os restantes”, acrescentou.

Marta Temido frisou que há mais vacinas na calha para parecer e autorização de introdução no mercado condicional por parte da Agência Europeia do Medicamento, como é o caso da empresa Moderna.

Após a reunião com responsáveis do planeamento da vacinação, a ministra enfatizou que o Governo acredita que esta será uma “ferramenta” fulcral para combater a pandemia. Este será, porém, um “processo exigente. É um processo novo que se reveste de uma expectativa diferente”.

O processo está, por isso, a ser acompanhado com “todo o cuidado e rigor. Será um processo que correrá bem e que contará com envolvimento dos portugueses que podem ter confiança na sua vacinação“.

Considerando as reações adversas à vacina que foram descritas, quer no Reino Unido quer nos EUA, Marta Temido esclareceu que Portugal criou um “mecanismo adequado ao registo e, antes da vacinação, o profissional de saúde irá recolher informação de saúde para que a vacinação seja feita em segurança”.

A ministra garantiu que, o mais tardar até domingo, seja disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde um manual de vacinação.

Reveja aqui a conferência da ministra da Saúde:

Exit mobile version