Site icon Rádio Boa Nova

País em alerta. Termómetros chegam aos 40ºC. Mais de 80 concelhos em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Douro, que poderá persistir. Durante a tarde, é esperado um aumento de nebulosidade no Interior. Este arranque de semana fica ainda marcado por uma pequena subida da temperatura.

Precisamente por causa do tempo quente, o IPMA colocou o distrito de Braga sob aviso laranja entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de terça-feira.

Também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de terça-feira.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15ºC (no Porto) e os 25ºC (em Portalegre) e as máximas entre os 26ºC (em Aveiro) e os 40ºC (em Castelo Branco). Évora e Portalegre esperam hoje 39ºC, Braga e Portalegre 38ºC. 

A previsão meteorológica aponta também para vento por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro. Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima na região Norte e interior Centro e Sul e pequena subida da máxima nas regiões Norte e Centro, mais significativa no litoral.

Mais de 80 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

Por Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 17 e os 37 graus.

Exit mobile version