Site icon Rádio Boa Nova

Outono chegou atrasado e com chuva

Esta quinta-feira parece ter chegado o outono, com uma notória descida da temperatura e o regresso, já anunciado, da chuva.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em termos globais, para esta quinta-feira está prevista chuva, passando a aguaceiros fracos durante a manhã. É também esperado vento moderado a forte no litoral e terras altas até ao final da manhã.

O céu vai estar muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde. Os períodos de chuva previstos podem ser, por vezes, fortes nas regiões do Norte e Centro.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral, tornando-se temporariamente do quadrante oeste. Nas terras altas, registar-se-á vento moderado (até 30 km/h) de sudoeste, soprando forte (até 45 km/h), com rajadas até 75 km/h, até final da manhã.

De realçar que o vento forte e a agitação marítima colocaram hoje as ilhas do Corvo e Flores (grupo ocidental) e Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira (grupo central) sob aviso amarelo até ao final do dia. O IPMA colocou também hoje, até às 12h00, sob aviso amarelo o arquipélago da Madeira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.

No continente, os distritos de Vila Real, Viseu e Coimbra também estiveram sob aviso amarelo até às 09h00 de hoje por causa da chuva.

De acordo com os meteorologistas, regista-se esta quinta-feira uma pequena subida da temperatura mínima e, paralelamente, uma descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro. As temperaturas máximas vão variar entre os 23ºC, em Lisboa, 24ºC em Faro, 25ºC em Beja e 20ºC no Porto.

A temperatura mínima para a capital andará pelos 18ºC, a mesma prevista para Faro. No Alentejo, Beja espera uma mínima de 15ºC e Évora de 14ºC.

A Norte, o Porto vai registar uma mínima de 14 ºC e Bragança de 11ºC.

Exit mobile version