Site icon Rádio Boa Nova

“Os Verbos dos Arguinas”: “Temos aqui uma grande missão, como oliveirenses, de ajudar a que possamos chegar à fase seguinte” (com vídeo)

A vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, em direto na Rádio Boa Nova, apelou esta tarde ao voto dos oliveirenses residentes no concelho, na região, no país e no mundo,…

… na candidatura dos “Verbos dos Arguinas” no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, através do número 760 207 791.

“Se olharmos para os sete candidatos da fase regional, estamos ao lado do Fado de Coimbra. É preciso ver que o júri elevou o patamar da importância que têm “Os Verbos dos Arguinas”. “Estarmos equiparados ao Fado de Coimbra que diz tanto a todos Acho que temos aqui uma grande missão como oliveirenses de  ajudar a que possamos chegar à fase seguinte”, afirmou Graça Silva.

Até ao dia 22 de julho, data em que vai  decorrer em Góis a sessão de selecção distrital, a vereadora da Cultura, apela ao voto, notando que é “mesmo muito importante que todos sintamos esta candidatura”. “Votem até dia 22 de julho incessantemente, sem se cansarem: 760 207 791”, desafiou.

Na Rádio Boa Nova, Graça Silva, explicou que “Os Verbos dos Arguinas” eram um “dialeto” usado pelas pessoas que trabalhavam a pedra no concelho, de forma “árdua e difícil”, para que pudessem conversar entre eles, sem que o patrão ou outras pessoas que passavam, percebessem o que falavam. “O verbo dos arguinas era uma forma de criar bom ambiente e alegria entre os arguinas.”, referiu Graça Silva.


Os restantes finalistas no distrito de Coimbra ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular são a Arte em Pedra de Ançã (Cantanhede), Colheres de Pau (Arganil), Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis (Góis), Fado de Coimbra (Coimbra), Procissão Festas da Rainha Santa Isabel (Coimbra) e Tecelagem de Almalaguês (Coimbra).

Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma.

Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de julho e agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.

Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de eleger os oito patrimónios mais votados.

Estes irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados.

Os 28 pré-finalistas vão ser divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas vão ser apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados.

Na gala final, que decorrerá no dia 05 de setembro, vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Exit mobile version