Site icon Rádio Boa Nova

“Os Jogos Olímpicos são um futuro possível” para José Carlos Pinto (com vídeo)

Campeão de Portugal 2019 em Seniores- Atletismo 800 metros, em pista ar livre, o oliveirense José Carlos Pinto já pensa nos próximos desafios. Agora, os objetivos do atleta do Sport Lisboa e Benfica passam pelo “acesso ao Europeu de seniores” e, em 2024, pela participação nos Jogos Olímpicos, em Paris.  

Convidado, esta manhã, na Rádio Boa Nova, o oliveirense de apenas 22 anos, adiantou que o atletismo começou a fazer parte da sua vida há cerca de cinco anos, em Oliveira do Hospital, quando era treinado por Nuno Amaro. “Foi ele que me introduziu no mundo do atletismo e devo-lhe muito por isso”, disse.

Atleta do Benfica há três anos, José Carlos Pinto é acompanhado por Susana Silva. “Comecei a treinar com a Susana, mulher do Rui Silva, atleta olímpico, e começámos a fazer estes feitos”, afirmou.

O jovem, que frequentou até ao ensino secundário o atual Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, está a concluir o curso de Treino Desportivo na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Esta conciliação de estudos e competições é importante para José Carlos Pinto “porque a vida de atleta não dura para sempre”. “Ao tirar um curso em desporto vou continuar a exercer o que eu gosto, então acho que é uma mais-valia”, justificou.

Foi somente este ano que começou a competir pelas cores de Portugal nos Primeiros Jogos do Mediterrâneo , em janeiro, e nos Segundos Jogos Europeus, em Minsk, em junho.

Com o recorde pessoal de 1.47.84, José Carlos Pinto confessa que representar Portugal “é um misto de emoções”. “É uma competição muito grande. Não chega às dimensões que temos em Portugal. Uma coisa é ver os grandes atletas na televisão. Outra coisa é estarem ao nosso lado numa câmara de chamada”, referiu.

É certo que por detrás destas conquistas está muito esforço, dedicação e muitas horas de treino. Na Rádio Boa Nova, o atleta natural de Lagares da Beira contou que treina cerca de quatro horas por dia, em treinos bidiários. “Treinamos de manha e depois descansamos para treinar à tarde”, disse.

“Cansamos o corpo mas não se cansa a mente, o que é excelente”, afirmou.

Agora, os objetivos de José Carlos Pinto “passam por conseguir, no próximo ano, fazer a marca 1:47:60 que dá acesso ao Europeu de Seniores”.” Neste momento, o Mundial e os Jogos Olímpicos é complicado”, disse, contudo já pensa nos Jogos Olímpicos em 2024. “Em 2024, não acho que seja, de todo, uma má ideia em Paris. Os Jogos Olímpicos são um futuro possível”, concluiu.

Exit mobile version