Site icon Rádio Boa Nova

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição, o Festival Cultural que celebra o viver rural através das artes afirma-se como “marca” no concelho e na região.

Começou com uma simples tarde de jogos tradicionais, mas naturalmente evoluiu para aquilo que é hoje, um Festival Cultural. Assim é o Origens, uma iniciativa promovida pela Liga de Travanca de Lagos que, sob orientação de um grupo de jovens da freguesia, tem valorizado o modo de vida das suas populações, transportando os visitantes para tempos idos e memórias quase perdidas. Tesouros que em cada ano são revisitados pelos jovens da Liga, que pretendem fazer do festival uma “marca” não só da freguesia, mas também do concelho e da região.

E é já no próximo fim de semana que acontece a 4ª edição do festival com fotografia, pintura, música, teatro, gastronomia, artesanato e instalações, mostra animal e de alfaias agrícolas. A realização de uma tertúlia na  sexta feira (dia 13) sobre a “Viver Rural” e de uma caminhada, no domingo (dia 15), constituem as novidades do Origens, que reserva para noite de sábado a participação dos grupos “Os Quatro e Meia” e “Charanga”. Na tarde de domingo, reservada aos jogos tradicionais, no recinto junto à escola primária da localidade, é ainda esperada a participação de “Fernando Meireles”, entre outras iniciativas.

Na antecipação ao certame, Pedro Marques, presidente da direção da Liga considera que este será o ano de “afirmação” do Origens, fruto de um trabalho levado cabo pelo grupo de jovens de promoção do evento em todo o tipo de iniciativas promovidas na localidade. O objetivo é “passar além fronteiras” para que as pessoas se lembrem que “Travanca de Lagos existe”.

Em mais um Origens, a Liga conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Graça Silva, vereadora da cultura, considera “peculiar” a forma como o evento “vai beber às tradições, não se envergonhando daquilo que são as origens, gentes e tradições”. Graça Silva não tem dúvida de que o Origens “já é uma marca de Travanca”, reunindo requisitos para ser “uma marca crescente, que orgulha não só as gentes de Travanca, mas também do concelho”.

Pelo terceiro ano consecutivo, a OHs21, Associação Cultural de Oliveira do Hospital associa-se à organização do Origens, contribuindo com “sentido crítico, forma de estar e Know How”. Nuno Santos, presidente da OHs 21 conta que, este ano, a parceria não se esgota na sugestão dos grupos musicais, estando a associação envolvida na organização da tertúlia sobre o viver rural.

Na organização do Origens, a Liga conta ainda com o envolvimento da ADI e Junta de Freguesia de Travanca de Lagos.

Exit mobile version