Site icon Rádio Boa Nova

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

Carlos Cortes/ Foto Arquivo Rádio Boa Nova

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

… argumentando que a tutela propõe medidas ineficazes.

Entre as medidas “avulsas” que considera ineficazes, Carlos Cortes destaca a abertura de centros de saúde “sem condições” aos fins de semana, para evitar o recurso da população às urgências hospitalares. “O resultado está à vista: o caos”, alega.

Na nota, o presidente da SRCOM alerta para a “sistemática escassez de recursos humanos e recurso técnicos da maioria dos centros de saúde da região Centro”, argumentando que a secção regional da Ordem não pode ficar indiferente a esses factos.

O responsável da SRCOM lamenta a “falta de planeamento” e “profunda incompetência” do ministério da Saúde para enfrentar o surto de gripe, acusando a tutela de utilizar a “mesma fórmula ineficiente” em vez de preparar “atempadamente” o momento em que os focos gripais se fazem sentir com maior intensidade.

Carlos Cortes defende, ao invés, a aposta numa “forte campanha de informação às populações durante o ano”, afirmando que a literacia em saúde “não pode ser apregoada só nos momentos de crise”.

Afirma também que o Serviço Nacional de Saúde “continua a resistir com a ajuda de profissionais empenhados e dedicados” e que não basta a tutela dizer que existe um plano de contingência nas unidades de saúde.

Exit mobile version