Site icon Rádio Boa Nova

Orçamento de Estado para 2021 foi aprovado. Apenas PS votou a favor

A proposta de Orçamento do Estado para 2021 foi aprovada, hoje, com votos favoráveis de 108 deputados do PS.  O PSD, o Bloco de Esquerda (BE), o CDS-PP, o Chega e o IL somaram 105 votos contra e os restantes 15 parlamentares, o PCP, o Partido Ecologista Os Verdes (PEV), o PAN, a Cristina Rodrigues e a Joacine Katar Moreira, abstiveram-se.

Quanto à abstenção do PEV, anunciada ainda antes do debate na Assembleia da República, a deputada Mariana Silva adiantou que “é, sobretudo, um voto em defesa das pessoas”. “É um voto que deixa uma imensa responsabilidade nas mãos do Governo, que com este Orçamento fica obrigado a responder aos anseios das populações. Cá estaremos para lhe cobrar isso”, avisaram os ecologistas”, disse.

Durante a manhã, o PAN apresentou o seu sentido de voto antes de chegar ao Parlamento. Inês Sousa Real adiantou que ”pelo caminho que foi feito e pelas conquistas do PAN”, este “vai viabilizar o Orçamento com a sua abstenção”, acrescentando ainda que “o Orçamento que vai ser hoje votado não é o mesmo que aqui entrou”, uma ideia defendida pelo presidente do PAN, André Silva na sua intervenção na Assembleia da República.

Tal como o PEV e PAN, também os comunistas optaram por abster-se na votação final do Orçamento do Estado.

O líder do partido do PCP, Jerónimo de Sousa, sublinhou que o partido denunciou as insuficiências presentes na proposta do OE para 2021. Jerónimo de Sousa destacou ainda que, o atual documento “não responde às necessidades do país”.

O Bloco de Esquerda defende que o partido “empenhou-se na negociação do OE 2021 durante meses”, mas que o “Governo manteve uma postura intransigente em matérias centrais”.

O CDS-PP e o BE votaram contra e o deputado centrista João Almeida considerou que a votação em especialidade foi “uma verdadeira negociata”, indicativa de um “Governo sem rumo”. Para João Almeida, os resultados das votações foi o “resultado de uma manta de retalhos, capaz de ignorar problemas centrais”. “

Já Isaura Morais do PSD, admitiu que o partido votaria contra. “Se o PSD votou contra este Orçamento na generalidade, então hoje na votação global o nosso voto é contra e ainda mais convicto”.

Para a Iniciativa Liberal, o debate orçamental só mostrou “a enorme desorientação do Governo, que não sabe o que anda a fazer no combate à pandemia”, notando ainda que o orçamento “não tem ideia ou estratégia para recuperar a economia”.

Exit mobile version