Site icon Rádio Boa Nova

Oposição preocupada com funcionamento do C.S. de Midões e gastos de água na rega de jardins

Vítor Melo, vereador da coligação PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de Tábua, questionou ontem o presidente da autarquia sobre o funcionamento do Posto Médico de Midões que “está umas vezes aberto e outras vezes fechado”. O vereador da oposição mostrou-se ainda preocupado com gastos de água na manutenção dos espaços verdes.

Em reunião pública do executivo Municipal, realizada esta quinta-feira à tarde, no Salão Nobre da autarquia, Vítor Melo foi porta voz do que disse ser uma preocupação que lhe foi partilhada por habitantes de Midões, que se deslocam ao posto médico e se deparam com a porta fechada “sem que haja um aviso prévio à população”. A situação tem gerado “transtorno aos utentes que se deparam com um papel escrito na porta”, sublinhou.

Vítor Melo questionou ainda o presidente Ricardo Cruz sobre o “custo ambiental e ecológico” em torno da manutenção dos espaços verdes, considerando que “é importante ter espaços verdes, mas tem que se se ter em atenção o seu custo ambiental”. Apontou diretamente à “rega que é feita com água da rede potável” e defendeu que sejam encontradas “outras soluções que criem menos impacto ambiental”.

Pese embora a “forte pressão” que tem sido feita junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, o presidente do Município avançou que o Posto Médico de Midões “nunca irá abrir todos os dias”, devendo as marcações ser feitas antecipadamente e, no caso de dúvidas, os utentes devem contactar o Centro de Saúde de Tábua. Ricardo Cruz avançou ainda que pela descentralização de competências, a Câmara Municipal tem competência na organização e gestão dos espaços, mas não tem na escala de profissionais. “Cabe à ARS Centro via coordenador do Centro de Saúde”, indicou o autarca, na certeza que está a ser feito “o melhor possível”. Ainda a propósito, o autarca informou estar para breve a “climatização do Centro de Saúde de Tábua”, fruto do “empenho” do Município. “Também estamos a pintar as grades e a requalificar os muros envolventes”, sublinhou.

Certo de que “uma vila bonita tem que cuidar dos seus espaços públicos, o autarca tabuense”, sublinhou o cuidado da autarquia de “não colocar tanta relva, nem espécies de árvores e plantas que exijam grande consumo de água”, nos jardins que estão a ser preparados. Já quanto aos jardins existentes, Ricardo Cruz indicou que “não são todos regados com água potável”, havendo também recurso a água de poços, encontrando-se o Município a “desenvolver esforços para a reutilização das águas”.

O autarca chegou mesmo a agradecer o “reparo” feito por Vítor Melo, que vai no sentido de que “possamos contribuir para o nosso ambiente e economia de escala em torno da água”.

Exit mobile version