Site icon Rádio Boa Nova

Oposição acusa maioria socialista de “sectarismo e partidarite” no caso dos homenageados no dia 7 de outubro (vídeo)

Os vereadores da coligação PSD-CDS/PP na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reagiram, esta manhã, ao comunicado difundido pelo PS local a propósito do abandono da reunião do executivo, realizada no dia 25 de setembro, destinada à aprovação dos nomes de pessoas e entidades a homenagear no próximo dia 7 de outubro, Dia do Município.

Numa conferência de imprensa realizada na sede do partido, Francisco Rodrigues esclareceu que a saída dos vereadores aconteceu em jeito de “protesto” pela não inclusão de dois nomes (a título póstumo) que já tinham sido propostos em 2022, havendo “total concordância” para com os cinco nomes propostos pela maioria socialista.

Francisco Rodrigues, principal visado no comunicado do PS, explicou que na auscultação que foi feita aos partidos sobre as intenções de atribuição e de reconhecimentos públicos, o PSD indicou “exatamente os nomes das duas personalidades que tinham sido indicadas no ano de 2022 e sobre as quais havia sido manifestado pelo presidente da Câmara, na reunião preparatória relativa ao ano de 2022, o compromisso de que esses nomes seriam incluídos na lista de 2023”. Situação que, na reunião de 25 de setembro, não seio a verificar, levando os três vereadores da oposição a abandonar a reunião “em sinal de protesto e repúdio por tal atitude, tendo proferido declaração de voto sobre o assunto”. O vereador designa mesmo por “sectarismo e partidarite” a forma como o executivo tratou a atribuição das medalhas do feriado de 7 de outubro.

Francisco Rodrigues não tem dúvidas de que este caso “mancha” a cerimónia do próximo dia 7 de outubro. Critica de modo particular o comunicado emitido pelo Partido Socialista, que classifica de “ato de cobardia” e a “prova da promiscuidade existente entre a Câmara Municipal e o Partido Socialista”. “Há limites para a mentira e total desvirtuação dos factos”, considerou.

Em conferência de imprensa, Francisco Rodrigues assegurou que sempre houve concordância com os nomes propostos pelo executivo e que, “não merecem a infeliz coincidência deste triste e repudiável episódio no ano em que o concelho entende prestar-lhes o devido reconhecimento”. Por esse motivo, os vereadores da coligação preparam-se para se dirigir a cada um dos homenageados com o objetivo de explicar o motivo que os levou a abandonar a reunião.

Com exceção do vereador Rui Fernandes que vai estar ausente por motivo de férias, Sandra Fidalgo e Francisco Rodrigues vão marcar presença na cerimónia comemorativa do Dia do Município.

Confira no vídeo em baixo (a partir do minuto 3) toda a conferência de imprensa realizada esta manhã>>>

Exit mobile version