“Sim, foi a 23 de Maio de 1988 que saiu em Diário da República a criação da Freguesia de Vila Franca da Beira, votada por unanimidade na Assembleia da República após uma proposta inicial do PPD/PSD.
Foi há já 33 anos ! Viva a criação da Freguesia de Vila Franca da Beira ! Viva !
Essa consagração como Freguesia correspondeu à vontade íntima ou expressada por gerações de Vilafranquenses que aspiravam à “independência”, no caso à sua autonomia administrativa em relação à Freguesia em que estávamos incluídos até então.
Os Vilafranquenses passaram a eleger – autonomamente – a sua Assembleia de Freguesia e, em consequência, a sua Junta de Freguesia e, assim, passaram a eleger Conterrâneas e Conterrâneos seus para administrarem directamente a nossa Terra.
E, ano após ano, fomos constatando que valeu a pena ter sido criada a nossa Freguesia de Vila Franca da Beira ! Sim, foi criada para bem da sua População – para bem dos Vilafranquenses – e em respeito pela sua dignidade própria e pela sua autonomia administrativa !
Porém, em 2013 – estava a nossa Freguesia tão jovem e tão pujante com apenas 25 anos ! – um (des)governo do PSD e do CDS/PP resolveu extinguir a nossa Freguesia – e mais outras mil e tal – contra a nossa vontade, contra os nossos interesses como Localidade e População.
Os Vilafranquenses expressaram várias vezes a sua oposição, largamente maioritária, a essa extinção. Participámos mesmo em manifestações de protesto em Lisboa. Mas esse desastroso (des)governo do PSD e do CDS/PP e a correspondente maioria na Assembleia da República – com toda a arrogância antidemocrática – levaram para a frente a extinção sem quererem saber da nossa vontade ! Foi uma violência política!
Portanto, em 2013, o (des)governo do PSD e do CDS/PP e essa maioria fizeram a nossa história andar para trás 25 anos. Esse mau acto político não pode ter perdão !
Ultimamente, o PS têm falado em recriar Freguesias extintas em obediência, disseram, à vontade das Populações. Porém, a verdade é que, entretanto, o PS, no governo e na Assembleia da República, tudo tem é feito para fugir a essa recriação de Freguesias. Ou seja, o PS, quanto mais promete também nesta matéria, tanto mais falha na concretização dessa promessa !
Vila Franca da Beira, se puder…se a deixarem, voltará a ser Freguesia autónoma.
De nossa parte, vontade não nos falta porque sabemos que voltará a valer a pena termos a nossa Freguesia de Vila Franca da Beira autónoma e muito responsável !
Viva a Freguesia de Vila Franca da Beira autónoma ! Viva !“
23 de Maio de 2021
João Dinis, Jano
(Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira durante 12 anos seguidos)