Site icon Rádio Boa Nova

Opinião: “Os emigrantes e o desenvolvimento do Concelho”

Os emigrantes e o desenvolvimento do Concelho

Se juntarmos as peças desse grande puzzle que é a emigração do Concelho identificamos várias comunidades de emigrantes compostas por várias gerações de emigrantes e de descendentes com múltiplas profissões e negócios, imensos sucessos e capacidades, muito trabalho e resistência e muito amor às suas origens.

Estaremos todos de acordo que é preciso valorizar os emigrantes, mas temos de ir além das homenagens que lhes fazemos. Valorizar os emigrantes é também dar-lhes as condições para que participem e tenham um papel determinante no desenvolvimento cultural, social e económico do nosso Concelho, sem nunca esquecer a importância estratégica de estreitar e manter ligações com os seus descendentes.

Esta forma inovadora de valorizar os emigrantes tem um enorme potencial para a nossa vida coletiva e é uma grande oportunidade para desenvolvermos o Concelho. Reforçando a ligação de Oliveira do Hospital às suas comunidades de emigrantes teremos uma via estratégica de dois sentidos para as pessoas, para a cultura, a educação e a ciência, para as nossas associações e as nossas empresas. Como exemplos deste novo paradigma, teremos a possibilidade de, através das nossas comunidades de emigrantes, estabelecer parcerias educativas e científicas, aumentar as exportações das nossas empresas ou abrir novas linhas de exportação ou aumentar o número de descendentes de oliveirenses no nosso ensino superior.

Compreendendo a importância dos nossos emigrantes e seus descendentes, a Associação de Jovens de Lagares da Beira apresentou ao Orçamento Participativo Jovem de 2021 um projeto inovador e ambicioso centrado na valorização dos emigrantes oliveirenses, responsabilizando-se, perante todo o Concelho, pela implementação do projeto, a começar pela tarefa exaustiva, mas necessária, de identificação dos nossos emigrantes como forma de sustentar as restantes ações, estando esta associação consciente que antes de qualquer programa é necessário construirmos a rede da nossa diáspora, identificando e ligando todos os emigrantes.

Devido à sua importância estratégica, apoio a proposta “Valorizar os Emigrantes Oliveirenses” da Associação de Jovens de Lagares da Beira”.

Tiago Martins

Exit mobile version