Site icon Rádio Boa Nova

Opinião: O “circo que o CHEGA montou”, o centenário de Mário Soares, as fragilidades na educação e a quadra natalícia

No espaço de opinião na Rádio Boa Nova, João Pedro Caseiro trouxe à antena dois apontamentos políticos que marcaram as duas últimas semanas e partilhou a sua preocupação sobre os dados relativos à formação de adultos ao nível da OCDE e que colocam Portugal na cauda do ranking de 31 países.

Esta manhã, Caseiro fez um olhar crítico obre o “circo que o Chega fez na Assembleia da República com a colocação de tarjas a propósito da reposição de 5% no salário dos políticos, denunciando a “infantilidade” do partido de André Ventura.

No segundo apontamento, deixou uma “palavra de apreço pela vida e obra” de Mário Soares que “foi um nome de referência”, por quem “devemos ter sempre alguma gratidão”.

Noutro momento, João Caseiro alertou para as fragilidades que o país evidencia ao nível da literacia, cálculos e resolução de problemas e que foram comprovadas pela recente avaliação do PISA- Programa Internacional de Avaliação de Alunos (estudo internacional desenvolvido desde 2000 pela OCDE que tem como objetivo traçar o retrato dos sistemas educativos de todos os países participantes). “Dentro de 31 países, Portugal só ficou à frente do Chile. Somos o 30º”, constatou.

Em plena quadra natalícia, Caseiro apelou ao espírito de “solidariedade” entre as pessoas. “Cabe-nos a nós lutar contra a solidão e isolamento”, referiu, aplaudindo as iniciativas que estão a decorrer um pouco por todo o concelho.

Aceda ao PODCAST para ouvir o espaço de opinião na íntegra:

Exit mobile version