Site icon Rádio Boa Nova

Operação Natal e Ano Novo: 17 mortos em mais de seis mil acidentes

A GNR e a PSP registaram 17 mortos e 84 feridos graves durante a Operação Natal e Ano Novo. Entre 20 de dezembro e a meia-noite registaram-se 6.630 acidentes rodoviários.

Em comparação com o ano passado, há a registar “menos acidentes, menos vítimas mortais, menos feridos graves e menos feridos leves”, segundo afirmou Paulo Gomes, tenente-coronel da GNR.

A maioria dos acidentes dos quais resultaram mortos foi registada em “estradas secundárias, arruamentos, dentro das localidades e alguns atropelamentos”.

Segundo o tenente-coronel Paulo Gomes, “grande parte dos acidentes deve-se a velocidade inadequada- excesso de velocidade – mas também à distração”.

A GNR passou, durante a Operação Natal e Ano Novo, mais de 24 mil contraordenações, quase 1.500 excessos de álcool. “Um terço destes excessos de álcool foi registado na madrugada de passagem de ano”.

Entre 18 de dezembro e 5 de janeiro a PSP registou 2.960 acidentes, com sete mortos, 881 feridos, dos quais 27 graves. Em comparação com o mesmo período do ano passado, são menos acidentes, mais mortos e menos feridos graves.

Nuno Bogalho Carocha, Intendente da PSP, realçou que “as condições atmosféricas ajudaram, o facto de ter deixado de chover e as condições de condução estarem mais facilitadas”.

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Rui Ribeiro, frisa que a diminuição do número de mortos e de feridos revela um comportamento mais correto por parte dos condutores. Revelou que em comparação com 2018, há a registar “menos 30 por cento de atropelamentos, menos 10 por cento nas colisões e um aumento de 7,6 por cento nos despistes”.

com:rtp.pt

Exit mobile version