Site icon Rádio Boa Nova

Operação “Ignição Zero” sinaliza infrações e sensibiliza oliveirenses para ações de limpeza junto às habitações.

O concelho de Oliveira do Hospital está hoje a ser palco de uma grande operação de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos junto às habitações em zonas próximas de floresta. Desde o início da manhã, 16 equipas compostas por 32 militares percorrem o concelho a “pente fino” para sinalizar situações de incumprimento e  a sensibilizar as populações para a obrigatoriedade de ações de limpeza.

 

Esta é uma missão nacional que chega ao terreno pela ação de elementos do SEPNA e GIPS da GNR e, hoje, no concelho de Oliveira do Hospital encerra o périplo por todo o distrito de Coimbra, iniciada a 4 de abril. Presente, esta manhã, em Oliveira do Hospital, o comandante do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, capitão Filipe Mendes, explicou que o objetivo é garantir que os matos e as florestas se encontram limpos no perímetro de 50 metros em redor das habitações, o que garante alguma segurança em caso de incêndio”.

Na prática, todas as áreas com combustível vão ser sinalizadas com vista à necessária gestão de combustível, ou seja limpeza dos terreno. A esta primeira ação de sensibilização sucede-se, como explicou o 1º sargento Álvaro dos GIPS de Alcaria, uma ação de fiscalização e no caso de incumprimento serão abertos “processos de contraordenação”. Em causa está “uma missão séria que requer das pessoas um compromisso”.

No histórico dos incêndios no concelho de Oliveira do Hospital, destaca-se sobretudo o número elevado de ignições e não tanto de área ardida. Em 2015 registaram-se  99 ignições e 16 hectares de área ardida. A operação zero acontece em Oliveira do Hospital dando sequência ao trabalho levado a cabo pela comissão municipal contra incêndios e visa, para o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, “precaver e por toda a comunidade a proteger os seus haveres”. José Francisco Rolo nota que a maior preocupação é o número de ignições dada a ocorrência de “períodos com um número de ignições anormais”.

A operação “Ignição Zero” partiu do posto da GNR de Oliveira do Hospital em direção a todo o território concelhio. Dois militares por viatura, as equipas seguiram munidas de tablets e respetivas cartas e orientado através do Google Maps, como indicou o cabo Rui Pereira.

Ao primeiro sinal de incumprimento, a missão manda “parar, fotografar e registar. “Temos aqui uma mancha florestal a 15 metros da habitação. A lei determina uma distância de 50 metros”, notou o elemento do GIPS.

Para além de identificar, os 32 militares têm a missão de sensibilizar e apelar ao “passa a palavra entre as populações” com o objetivo de procederem à necessária limpeza dos terrenos e de assim protegerem os seus bens. “A partir de 15 maio convém ter tudo limpinho. Agora levantamos as infrações e as pessoas serão informadas. Quem não limpar será autuado”, referiu o cabo Rui Pereira.

Exit mobile version