A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que vai realizar a partir de hoje, e até ao próximo dia 20 de abril, uma operação de intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização, em todo o território nacional, com o objetivo de apoiar a população e garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as autoridades adiantam que durante a operação, em que serão empenhadas as várias valências da Guarda, o esforço dos militares estará orientado para a verificação do cumprimento do confinamento obrigatório, por parte dos cidadãos sobre os quais recai esse dever, bem como para o apoio aos mais vulneráveis e desfavorecidos.
A GNR faz ainda saber que continuará a promover o Programa ’65 Longe+Perto’, contactando a população mais idosa, sobretudo a que vive sozinha e/ou isolada, elucidando sobre as regras específicas decretadas para o Estado de Emergência (que ainda vão ser detalhadas hoje depois da reunião de Conselho de Ministros) e procurando sinalizar situações de idosos que, por força do maior isolamento social, necessitem de uma abordagem ao nível psicológico.
Para estes idosos, sublinha-se, serão disponibilizados psicólogos do Centro Clínico da GNR, numa segunda linha de apoio.
Adicionalmente, a GNR irá garantir o cumprimento das demais normas previstas na lei, “zelando para que a população se abstenha de deslocações desnecessárias, as quais poderão potenciar a propagação da epidemia”.