Site icon Rádio Boa Nova

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

… no terreno para fazer frente aos incêndios que decorrem neste momento em Portugal.

Patrícia Gaspar começou por afirmar que com 215 ocorrências, o dia de ontem, 10 de agosto, foi aquele em que se “registou o maior número de incêndios em território nacional desde o dia 1 de janeiro.

“Os distritos mais afetados foram os do Porto (45), Coimbra (26), Braga (24) e Lisboa (19). De referir que destas ocorrências, apenas o incêndio de Setúbal, em Grândola, não foi dominado dentro do dia de ontem”, afirmou a responsável da ANPC.

Todas estas ocorrências obrigaram à intervenção de 5.385 operacionais e mais de 1.500 veículos, Hoje, há já oito ocorrências, sendo os incêndios de Abrantes e de Grândola os que suscitam maior preocupação, embora “já apresentem sinais de que estão a ceder aos meios e operações de combate a decorrer no terreno”.

Em Abrantes, estão neste momento “731 operacionais, 240 veículos e está em curso a mobilização de meios aéreos”, que serão oito no total: dois Canadairs portugueses, dois espanhóis, um de Marrocos, dois aviões médios anfíbios e um helicóptero de coordenação. Já em Grândola, estarão 228 operacionais com 74 veículos e, em breve, com mais dois meios aéreos.

Patrícia Gaspar salientou, ainda, o facto de se preverem para os próximos dias elevadas temperaturas, que preocupam os que estão no terreno a combater as chamas, sendo impossível de prever quando se extinguirá qualquer um dos incêndios em curso.

com:noticiasaominuto.com

Exit mobile version