Site icon Rádio Boa Nova

Oliveirenses uniram-se em grande manifestação de fé para acolher S. João Paulo II (com vídeo)

Foi impressionante a moldura humana que, na manhã deste domingo, se formou em Oliveira do Hospital para celebrar o Dia da Unidade Pastoral e a consagração …

… de S. João Paulo II como padroeiro do concelho.

Vieram de todo o concelho e da região. Moveu-os a fé na Igreja e, em particular, o afeto a S. João Paulo II, o santo que foi Papa e que a maioria dos oliveirenses conheceu e admirou. A formar irmandade ou de qualquer outro modo os oliveirenses de todas as paróquias do concelho quiseram hoje “abraçar” S. João Paulo II que, através de estátua, “olha” pelos oliveirenses num dos locais mais altos da cidade e onde, futuramente, vai ser erguido um Santuário para culto a S. João Paulo II.

A contar com todos os elementos da Unidade Pastora de Oliveira do Hospital, a cerimónia de acolhimento de S. João Paulo II, que teve início no Parque do Mandanelho, foi presidida pelo Bispo Emérito de Leiria Fátima, Serafim de Sousa Ferreira e Silva que no concelho apreciou a jornada de fé a que assistiu. “ A ação de hoje foi maravilhosa. Saúdo-vos”, referiu o Bispo Emérito à chegada da procissão ao recinto onde foi inaugurada a estátua. A tomar  por base a mensagem enviada por Núncio Apostólico, o Bispo Emérito recordou que S. João Paulo II foi homem que “construiu pontes e destruiu muros. Foi um homem que pensou nos outros homens”.

A consagração de S. João Paulo II como padroeiro do concelho partiu da iniciativa da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, que também avançou para a constituição da Associação S. João Paulo II, destinada a promover o culto ao padroeiro e também à criação do futuro Santuário, no local onde foi inaugurada a estátua. Diante de tamanha mobilização religiosa, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, disse que este será um marco da “vida cristã” em Oliveira do Hospital. Agradeceu, por isso, a todos quantos estiveram envolvidos nesta organização, com destaque para o autor da estátua, Zeferino Monteiro, e as irmandades que suportaram o seu custo.

Desde ontem, 22 de maio, S. João Paulo II é o padroeiro do concelho. Mas também o atual Santo Padre, o Papa Francisco, passa a fazer parte do dia a dia dos oliveirenses, integrando a toponímia da cidade, dando nome à rua de acesso ao local onde se encontra a estátua de S. João Paulo II.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi parceira na organização da jornada de fé testemunhada e participada por oliveirenses de norte a sul do concelho. José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal destacou a participação  de colaborar coma Unidade pastoral e de agora o concelho contar com o novo padroeiro que “deste ponto nos fica a abençoar”. À celebração ontem vivida no concelho, Alexandrino junta a receção à imagem peregrina de Fátima. “São dois dias que ficam na minha memória”, registou.

Exit mobile version