Site icon Rádio Boa Nova

Oliveirense João Caseiro assume liderança da AAC com “respeito, orgulho e responsabilidade”

Natural de Oliveira do Hospital, João Pedro Caseiro foi eleito, ontem, presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o estudante licenciado em Ciências da Educação assume esta liderança com “respeito, orgulho e responsabilidade” após a morte do anterior presidente num acidente de viação, no passado mês de março.

Neste momento a frequentar o mestrado em Administração Educacional, João Caseiro era vice-presidente da direção cessante e, por isso, considera que é um mandato “de continuidade”. “Não vamos retomar o trabalho, mas sim continuar. Não deixámos de trabalhar durante este período. Muda o presidente, mudarão algumas coisas na estrutura, mas muito pouco”, afirmou, reiterando que “o projeto é o mesmo” e a equipa “era a que já estava em funções”.

Pouco mais de um mês após o “infortúnio” da morte de Cesário Silva, a equipa agora liderada por João Caseiro conta com um programa direcionado para as “lutas estudantis”.

“O plano de atividades e orçamento foi aprovado em Assembleia Magna, o órgão máximo da AAC. Agora vamos colocá-lo em prática. Este plano espelha muito bem aquilo que são as nossas ideias. O programa tem por base um conjunto de valores que nós idealizámos em conjunto com o Cesário. Somos uma equipa que ele conseguiu unificar”.

À Rádio Boa Nova o oliveirense adiantou que os objetivos do mandato que terminará em dezembro passam pela “proximidade com os estudantes, a estabilidade da casa e garantir sustentabilidade financeira”. A nova direção da AAC pretende também retomar “algumas atividades de grande peso que, devido à pandemia, não se realizaram ou aconteceram de forma diferente como a Universidade de Verão e a Festa das Latas”.

A representar os estudantes da Universidade de Coimbra, a Associação Académica apresenta “um conjunto de preocupações imediatas”. No passado dia 24 de março, Dia do Estudante, os universitários saíram à rua para reivindicar pela “valorização da educação e por um Ensino Superior justo, acessível e igualitário”. A atual direção, liderada por João Caseiro, pretende “criar uma plataforma digital para denúncias e reclamações, integrada no site da AAC”. De acordo com o novo presidente, também já foi feito “um pedido formal à Reitoria da Universidade de Coimbra para cedência de um novo espaço para a Associação”. O jovem referiu que a questão da Ação Social carece também de muita atenção, tanto “a nível local como nacional”, nomeadamente o “financiamento no Ensino Superior”.

Refira-se que o oliveirense Rodrigo Marques também integra a Associação Académica de Coimbra.

O candidato da lista V venceu as eleições com cerca de 95% dos votos contra cerca de 4% do candidato da lista U, Diogo Vale, numas eleições em que se registou uma taxa de abstenção de quase 94%.

Exit mobile version